AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTUDO DE CASO DO IFAL - CÂMPUS MURICI

  • Ana Paula Aquino Benigno Ifal, câmpus Murici
  • Evaniely Letícia Ferreira Onório Ifal, câmpus Murici
  • Catarina Jesus Raimundo de Melo Ifal, câmpus Murici

Resumo

O presente trabalho foi realizado como etapa inicial no projeto de extensão que abordava a
produção de jornal de química como ferramenta de inclusão e desenvolvimento de
habilidades de leitura e escrita. Essa etapa inicial (atividade de pesquisa) teve como
objetivo avaliar os hábitos de leitura de alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto
Federal de Alagoas - IFAL, câmpus Murici. A amostra foi composta por 99 alunos do 2º
ano do Ensino Médio Integrado - cursos Agroindústria e Agroecologia, pertencentes ao
período matutino e vespertino do Instituto supracitado. O instrumento utilizado foi um
questionário, sendo a participação dos alunos voluntária, e sem identificação. Dentre os
diversos resultados obtidos, destaca-se que a maior parte dos alunos passa até uma hora
lendo, tempo este inferir ao assistindo televisão, que corresponde a quatro horas ou mais
durante um dia. Além disso, durante as aulas de química a maior quantidade de discentes
informou não ter participado de nenhuma atividade que incentivasse à leitura. Pesquisas
dessa natureza possibilitam conhecer, refletir e propor atividades diferenciais nas aulas,
principalmente, de química, que possam incentivar/estimular ao desenvolvimento do hábito
da leitura.

Biografia do Autor

Ana Paula Aquino Benigno, Ifal, câmpus Murici
Coordenadora do Projeto. Ifal, câmpus Murici;.
Evaniely Letícia Ferreira Onório, Ifal, câmpus Murici
Bolsistas do Projeto. Ifal, câmpus Murici
Catarina Jesus Raimundo de Melo, Ifal, câmpus Murici
Bolsistas do Projeto. Ifal, câmpus Murici
Publicado
2015-01-17
Seção
Artigos